O fim do mundo está próximo!

Próximo do quê?

Melhor me adiantar nessa matéria antes que o mundo acabe!!

Mas acabar como? Será possível que pessoas que viveram a centenas de anos possam ter previsto o final dos tempos? Que fenômenos que estão acontecendo nesse exato momento estão passando despercebidos por nossa avançada tecnologia?

Primeiro vamos as especulações, que aliás não é a primeira e nem será última a circular, só que com o advento da internet ela ficou muito mais conhecida. Já tivemos grandes catástrofes precognizadas no nosso passado presente, como era para ser o “bug do milênio” que não aconteceu e o final do mundo na virada do ano 2000. Muitas outras vieram antes disso e muito gente saiu machucada e até morta por causa de loucuras de seitas e pessoas que levaram outras ao delírio devido a previsões que nunca aconteceram e não tinham nenhum fundamento científico ou real.

O Calendário Maia
Vamos encarar os fatos, todo calendário tem seu ponto de virada, onde termina um ciclo e começa outro, novo em folha, mas nem por isso significa que tudo acaba para começar.

Vamos pensar no calendário gregoriano (para quem não sabe é essa folhinha que distribuem nos açougues e outros comércios, sim o nosso calendário). A cada 365 dias ele recomeça do zero, mas não quer dizer que o mundo acabou para isso, mas que sim estamos voltando a uma nova estação do ano e precisamos recomeçar a contagem!

Nossos ancestrais se utilizavam desses ciclos sazonais para determinar a época do ano em que se deveria plantar ou colher determinado grão ou fruto, e para isso observavam os céus e criavam marcos que apontavam justamente quando haveria esta passagem de estação. Devido ao comércio essas datas que eram um pouco flutuantes, passaram a ser fixadas para que todos os envolvidos com o plantio, venda e comércio dos derivados pudessem se ajustar e saber quando determinado produto estaria disponível, e até mesmo os consumidores poderem saber quando comprar ou não determinada fruta ou grão (perguntem a seus pais e avós quando é a “época” de uva ou morango, com certeza eles apontarão um mês específico).

Da mesma forma os Maias faziam o mesmo, mas por comodidade criaram um calendário mais extenso, que já apontariam essas mudanças durante muitos anos, o que facilita o cálculo anual de cada estação. Mas como tudo foi registrado numa roda, com certeza teria que terminar um dia qualquer, pois não tem como caber o restante dos cálculos num círculo!

Para muitos isso significa o fim do mundo, que aliás os Maias não conheciam além de suas próprias fronteiras! Então esqueça essa história de um calendário mágico que prevê o final dos tempos, é só o final do ciclo e como eles já não existem mais pra escrever um novo, com certeza nunca haverá uma outra roda do ano para eles, mas para nós tudo continua no lugar.

Nebirus, o planeta errante
Esse é um caso extraordinário, um daqueles onde alienígenas são os criadores da raça humana e viriam desse nosso planeta irmão Nebiru, e que agora estaria em rota de colisão com a Terra e que seria quatro vezes maior que ela!

Vamos imaginar que isso seja verdade, como um objeto dessa magnitude passaria despercebida pelos astrônomos do mundo inteiro? Pessoal com esse tamanho todo até um astrônomo amador poderia ver e identificar tal astro perdido, que aliás solto assim não poderia ser um planeta para começar e sim um asteróide errante sem condições de vida.

Mesmo que ele fosse invisível aos olhos, a influência dessa massa em todos os outros astros ao nosso redor seria tremendamente visível, seria como jogar uma pedra invisível em uma piscina, geraria ondas que poderiam ser vistas por radio telescópios e outras ferramentas que temos. Então esquece, não tem nenhum planeta em rumo de colisão com a Terra. Aliás o próprio autor da teoria já foi pro outro lado há dois anos, por sorte não vai ter que passar o vexame de ver o dia raiar em 22 de dezembro.

Tempestades solares
Aqui temos um perigo para as formas de comunicação terrestres! As tempestades solares tem ciclos de 11 anos para seu ápice e tudo indica que isso acontecerá apenas em 2013, mas mesmo depois de toda conversa sobre uma das piores tempestades, o Sol parece apontar para um caminho diferente do previsto, ficando na dúvida se haverá tempestades neste ano. Mas mesmo que aconteça, o problema está ligado aos satélites e provedores de comunicação que podem ser afetados, mas não destruídos permanentemente! O Facebook não vai morrer nesse dia e todos estarão a salvos sem nenhum problema real a saúde. Elas acontecem há anos e ninguém lembra de olhar as belas manchas que se formam no Sol nessas épocas, então, outra carta fora do baralho! (PS.: Nunca olhe direto para o Sol para ver as manchas ou qualquer coisa nele!)

Alinhamentos planetários
Acho que de todas as ideais essa é uma das mais estúpidas! Mesmo que todos os planetas se alinhassem com a Terra nunca seriam capazes de causar qualquer grande inundação ou ondas gigantes! Os únicos astros capazes de causar esse tipo de distúrbio são o Sol e a Lua e eles se alinham quase que mensalmente (lua cheia e lua nova), então não precisa sair correndo de sua cidade litorânea achando que morrerá afogado, mas não vá a praia depois de comer, isso sim pode te matar e não é lenda!

Inversão do eixo terrestre
Essa é uma das mais divertidas, pois transformaria nosso planeta numa gangorra espacial. A Terra está inclinada em um eixo de rotação, algo em torno de 23 graus, que permite que existam estações do ano diferentes no hemisfério sul e norte do planeta.

Essa teoria prediz que esse eixo irá se inverter, o que faz com que a Terra vire de ponta cabeça! O que esse pessoal não sabe, é que quem mantém esse equilíbrio é nossa querida Lua, através de forças gravitacionais e centrípeta, e não há chance disso acontecer de uma hora para a outra! O campo magnético sim pode se inverter, mas a última vez que aconteceu foi há 740.000 anos atrás, ou seja, ele muda a cada meio milhão de ano, e mesmo assim não é de uma hora para outra, isso leva centenas de anos para se completar e quando isso acontecer de novo ninguém da sua família vai estar aqui pra perceber!

Concluindo
Todas essas teorias são muito divertidas quando vistas pelo olhos da realidade e num mundo de informações em que vivemos agora elas são muito mais difundidas e fantasiadas que antes, mas ao mesmo tempo a mesma arma que dissemina essas pragas, tem o poder de acabar com elas, então antes de qualquer conclusão ou discussão, pesquise, se informe e não deixe que pessoas cheias de idéias fantasiosas influenciem sua vida. A vida tem ciclos sim, mas estes devem ser sempre vividos e comemorados com amor e alegria. Se o mundo um dia acabar, simplesmente tenha a certeza de ter vivido plenamente aqui na Terra!

Deixe uma resposta

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: