Halloween ou Samhain?

O halloween é um das poucas tradições pagãs que sobreviveu a vertente cristã e ao que se deu como a “caça as bruxas”.

Para entender melhor o significado do que comemoramos nesse dia vamos ter que voltar ao nosso passado onde nossos ancestrais mais remotos eram politeístas e tinham como base o culto ao feminino, e uma Deusa e um Deus dividiam o mesmo espaço da criação.

Nesse tempo os deuses regiam todos os fenômenos naturais e cada elemento era representado por uma criatura.

Não haviam demônios ou seres malígnos no universo, o mal era uma característica totalmente humana, permitida pela lei do livre arbítrio colocada para nós pela força maior da Criação, e por ser a força da criação era feminina e por tanto chamada de a Grande Mãe ou Deusa.

Para celebrar as dádivas que nos eram oferecidas, criamos as festas que marcavam as estações do ano, que no começo eram apenas 3 para os antigos Celtas e mais tarde foram modificadas para refletir o que temos hoje em dia.

Essas festas eram conhecidas como Sabás e nelas eram praticadas oferendas aos deuses e as entidades que regiam cada estação em que nos encontrava, regadas a bebidas e comida em fartura. Neste ponto nasceu a falsa idéia sobre esses festivais pois as sociedades mais primitivas chegavam a fazer sacrifícios aos deuses como forma de gratidão e muitos rituais de fertilidade incluiam relações sexuais entre os sacerdotes e sacerdotisas, mas o que se buscava realmente era a fertilidade do solo para se ter uma colheita farta e não a fertilidade humana.

Esta prática não perdurou por muito tempo, não chegando nem perto da Idade Média onde se constituiu o mito da Bruxa Má e a caça às mesmas.

O chamado halloween é o último desses festivais ou sabás pois marcava o final do ano para os antigos e era conhecido como Samhain (pronuncia-se SOUEN). Como rito de um final de ano de colheitas ele representava a morte do ano anterior e o nascimento de um novo ano de colheitas também.

A noite de Samhain é de muita alegria e festa, sendo comemorada com muito ponche, bolos e frutas e no limiar entre o dia e noite acreditasse que o véu entre os mundos naturais e espirituais se torna mais tênue, facilitando a comunicação com os mortos, mas nunca com um sentido de falar com eles e sim emanar energias e mensagens de paz e harmonia.

Essa idéia de morte foi o que fez do chamado halloween o que ele é hoje, uma festa sobre monstros, bruxas más e coisas tenebrosas, o que é uma infelicidade pois a data marca uma morte simbólica de toda a natureza e do próprio ser humano para renascer no ano seguinte, fechando o ciclo da natureza que para nós bruxos é conhecido como a Roda do Ano.

As abóboras eram usadas para espantar espíritos ruins que pudessem assombrar as pessoas quando o véu entre mundo se atenuava, a maçã consumida neste dia era o símbolo da vida eterna e a cidra a bebida da época.

Agora que você entende melhor um pouco sobre esta tradição que sempre sofreu com as idéias erradas de pessoas que falavam sobre bruxas e nem ao menos as conheciam, esqueçam os narizes com verrugas, os voôs em vassouras e as maldades dos filmes e abram a mente para uma nova semente que nasceu no coração da nossa civilização e que é uma forma de se harmonizar e festejar a a mãe natureza: a magia!

Leia essa reportagem no site WWW.PLANETADAMULHER.COM.BR

11 Comentários

  1. Jordan Moraes Costa
    outubro 30, 2005

    “Aos desinformados, As grandes festas das Bruxas são comemoradas de acordo com as estações do ano. Portanto, Samhain, aqui no hemisferio Sul, é no dia 1° de maio, e em 31 de outubro, a festa é Beltaine. O que acontece para essa confusão, é que o Brasil copiou uma celebração da Cultura dos EUA, mas um bruxo experiente sabe muito bem que devemos obedecer ao especto da natureza, e seria estranho celebrar o Calor no inverno, ou lamentar a submissão do Sol as trevas, quando ele está em seu auge. Portanto, entraremos em uma época em que pulamos fogueiras e dançamos com fitas ao redor do Mastro sagrado. Não fará sentido algum acender velas em aboboras, aos mortos ou chorar a morte do Deus quando ele está fertil em seu poder. Mas como cada um de nós tem o poder de sistematizar nossas proprias crenças, cada um comemora o 31° de outubor como desejar, apenas não estara seguindo o verdadeiro compêndio da Tradição das Bruxas. Abençados sejam!

    Responder
  2. C. Goblinwitch
    outubro 31, 2005

    então deveríamos trocar o 31 de outubro pelo 1 de maio????

    Responder
  3. Equipe 1000 Magias
    novembro 3, 2005

    Não exatamente… o Dia das Bruxas é baseado no calendário da magia, mas hoje em dia já se tornou uma festa Comercial sem nenhum cunho religioso.Se você é wicca ou seguidora de alguma forma da Arte com certeza deveria seguir o calendário para o hemisfério sul. Veja mais no link abaixo:http://www.1000magias.com.br/?p=205

    Responder
  4. Equipe 1000 Magias
    novembro 13, 2005

    Caro Sérgio, acredito que haja um ligeiro engano, a magia é praticada há muitos anos em todo o mundo, mas a forma que a conhecemos atualmente é uma inteira modificação do que se praticava há milhares de anos ou até mesmo do que se fazia na chamada “idade das trevas”. No caso de rituais como os sabás, eles estão mais ligado a religião do que a magia e o sentido de um ritual desses é a estação do ano e não só a comemoração em si.

    Responder
  5. Amy isis
    dezembro 6, 2005

    ola..eu estava aqui pesquisando sobre os sabbaths quando me veiu uma grande duvida algums sabbaths.. se nao todos se nao me engano tem assim como data hr certa p/ serem comemorados oque todos sabem é samhain pq é a 00:00 até ai td bem.. pelo que fiquei sabendu os outros sao divididos tb um as 6 e meia um as 3 e um as 9 ..algo assim.. e todos saem de ponto inicial do samhain ex: samhain a 00:00 yule as 21:00 imbolic as 15:00 (naum nessesariamente nessa ordem..) mais isso é no H.norte e no H.sul??? se mudao os dias mudao tb as hrs dos sabbaths nao??

    Responder
  6. Equipe 1000 Magias
    dezembro 10, 2005

    Na realidade os sabás são comemorações sazonais e dependem da estação do ano e não de um horário. Lembre-se que quando os sabás eram comemorados não existiam formas de calcular a hora exata! Somente a época do ano.

    Responder
  7. Thaiane
    maio 25, 2007

    olá, estava aqui pesquisando pois fiquei sabendo que este mes de maio dia 31 vai acontecer um fenomeno com a lua e que tem um pouco a ver como o dia das bruxas, mais nao acho nada referente a isso se e que vc’s me entende ouvi dizer que e um grande dia para as feiticeiras e que tem que olhar pra lua e fazer um pedido apos a meia noite, mais se nao fizer direito que volta contra quem fez, isso e verdade??
    entao estou pesquisando pra saber se e mesmo verdade ou lenda!!!
    se der pra me ajudar!!!
    obrigado!!

    Responder
  8. Equipe 1000 Magias
    maio 25, 2007

    Olá Thaiane, o fenômeno que você se refere é chamado na magia de Lua Azul, que na realidade é a segunda lua cheia do mesmo mês (em geral só temos uma por mês). É um fenômeno astronômico que ocorre a cada dois anos.
    Como a lua cheia por si só já é uma data boa para feitiços de crescimento, afirmação, proteção e tudo que se refira a deixar as coisas mais fortes, a segunda lua cheia num mesmo mês faz com que essas energias sejam dobradas e torne as magias muito mais fortes e eficazes.
    Para essa data aconselho rituais para elevar a auto estima, proteção e energização de objetos mágicos, dessa forma você terá o melhor da Deusa refletido em seu rito. Espero antes desse dia escrever uma matéria mais profunda sobre o assunto.

    Responder
  9. Andrea
    setembro 9, 2007

    Ola gente td bem,estou com muitas duvidas pois sou 1 bruxa,e gostaria de esclarecer tantas coisas,pois sou solitaria mas gostaria de encontrar grupos para reunir e fazer bruxarias,feitiços e entregar a mae terra..e receber,ter tudo q desejo ok me passar e mail de pessoas para contatar…ah!!tbm quero saber sobre as oraçoes tem tbm os dias e quantidades de dias para funcionar….brigaduu gente ..nao imaginem quanto quero….aguardo…rsrsrs

    Responder
  10. bruna
    outubro 16, 2007

    eu queria um resume do dia em que se comemora o Halloween

    Responder
  11. Equipe 1000 Magias
    outubro 31, 2007

    Leia a matéria Bruna para entender o que é Halloween.

    Responder

Deixe uma resposta

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: