A Roda do Ano

Existem oito datas principais na Wicca, conhecidas como Festivais ou Sabás. Nos Festivais as(os) Bruxas(os) fazem Rituais de adoração e agradecimento aos Deuses.

Uma vez por mês, durante a Lua Cheia, também nos reunimos nos chamados Ésbas. Esses encontros são usados para se discutir assuntos referentes ao grupo, para a realização de Feitiços e Rituais extraordinários, bem como para estudos e realização de exercícios de relaxamento, visualização, etc. Um Coven, deve ser como uma grande família, portanto ele também pode se reunir, para passear, viajar, ir ao cinema, ao futebol, simplesmente para jogar conversa fora, ou para Obras de Melhoria do nosso Planeta, como por exemplo trabalhos em prol da Ecologia, dos animais, dos Direitos das Pessoas Humanas, ou de Pessoas Carentes. No fim dessa obra é dada uma lista com endereços e sugestões de trabalho.

A Roda do Ano – Representada pelos Oito Sabás, tem por objetivo, sincronizar a nossa energia com as Estações do Ano, ou seja, com os ciclos do Planeta Terra e o Universo. Ela descreve o Caminho do Sol durante o ano, representando as várias faces do Deus: – Seu nascimento, crescimento, união com a Deusa, e finalmente seu declínio e morte. Da mesma forma que o Sol nasce e se põe todos os dias, e da mesma forma que a Primavera faz a Terra renascer após o Inverno, o Deus nos ensina que a Morte é apenas um ponto no Ciclo Infinito de nossa evolução, para podermos renascer do Útero da Mãe.

Para algumas Tradições da Wicca, o ano se inicia no Solstício de Inverno, é conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, mas seu nome tradicional é Samhain, que significa “Sem Sol”, referindo-se ao tempo de Inverno. Essa época também é correspondente ao Ano Novo Judaico.

SABATH OU SABÁS
SUL
NORTE
LAMMAS (também conhecido como LUGHNASADH e PRIMEIRO FESTIVAL DA COLHEITA)
02 de Fevereiro
01 de Agosto
EQUINÓCIO DE OUTONO (também conhecido como ALBAN ELFED e SEGUNDO FESTIVAL DA COLHEITA)
21 de Março
21 de Setembro
SAMHAIN (também conhecido como HALLOWEEN, HALOWMAS, VÉSPERA DE TODOS OS SAGRADOS, VÉSPERA DE TODOS OS SANTOS, FESTIVAL DOS MORTOS E TERCEIRO FESTIVAL DA COLHEITA)
01 de Maio
31 de Outubro
SOLSTÍCIO DE INVERNO (também conhecido como NATAL, RITUAL DE INVERNO, MEIO DO INVERNO E ALBAN ARTHAN)
21 de Junho
21 de Dezembro
CANDLEMAS (também conhecido como IMBOLC, OIMELC e DIA DA SENHORA)
01 de Agosto
02 de Fevereiro
EQUINÓCIO DA PRIMAVERA (também conhecido como EQUINÓCIO VERNAL, FESTIVAL DAS ÁRVORES, ALBAN EILIR, OSTARA E RITO DE EOSTRE)
21 de Setembro
21 de Março
BELTANE (também conhecido como DIA DA CRUZ, 1o DE MAIO, RUDEMAS E WALPURGISNACHT)
31 de Outubro
01 de Maio
SOLSTÍCIO DE VERÃO (também conhecido como MEIO DO VERÃO, ALBAN HEFIN E LITHA)
21 de Dezembro
21 de Junho

Note que os Sabás são a comemoração de datas de eventos associados a natureza como entrada do inverno e chegada do verão. Essas datas variam do hemisfério norte (onde se originaram) para o hemisfério sul (onde vivemos). A maioria das datas comemorativas atuais está baseada nos Sabás só que com nomes trocados pela Igreja na época da Inquisição para manter os devotos pagões ainda firmes por um propósito, só que dentro de uma religião não pagã.
Você pode seguir qualquer um dos calendários, de acordo com o seu Coven, mas lembre-se que sendo datas de celebração da Natureza, o melhor é que se respeitem seus dias corretos a cada hemisfério, trazendo mais magia e sentido às comemorações.

O Círculo é UM ESPAÇO ENTRE OS MUNDOS, dentro dele podemos criar o Tempo e o Espaço que quisermos.

Deixe uma resposta

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: